Grãos germinados

Grãos germinados são interessantíssimos de se consumir numa alimentação crua e viva, já que quando colocados na água, os grãos ou sementes iniciam o processo de liberação das substâncias que irão possibilitar a sua germinação.
Os rotos são uma etapa de crescimento posterior à germinação, mas eles acabam sendo vulneráveis à contaminação por fungos, sendo assim os germinados mais práticos e mais seguros para o consumo. Etapas de Preparo:
. Selecione o cereal (trigo, cevada ou aveia), leguminosa (feijões) ou sementes (linhaça, girassol, gergelim), removendo todas que estejam danificadas
. Coloque de 1 a 3 colheres (sopa) em um pote de vidro e cubra com água mineral ou filtrada
. Deixe de molho por 8 a 12 horas
. Cubra o vidro com um tela de náilon ou filó e prenda com um elástico. Despeje a água e enxague bem sob a torneira
. Deixe o pote de vidro inclinado e emborcado num escorredor, em lugar fresco e com sombra
. Enxague pela manhã e à noite (lavar mais vezes nos dias quentes) Os cereais germinam em torno de 2 a 3 dias, enquanto os feijões levam de 5 a 6 dias, podendo ser consumidos crus, em sucos, saladas, sanduíches ou amornados "al dente".
Os germinados possuem poucas calorias, mas contém boas quantidades de vitamina A, C e E, vitaminas do complexo B, um pouco de ferro, além de reduzir os fatores antinutricionais do alimento. O processo de germinação torna os nutrientes mais digeríveis, causando menos gases, além de causarem mais saciedade, podendo ser considerados reguladores de peso para os adeptos da alimentação viva.

 



Postado em 04/04/2018
Gostou? Compartilhe!