Fatores Antinutricionais

Os fatores antinutricionais são elementos produzidos apenas por vegetais, com o intuito de proteger a planta, uma vez que elas não possuem meios de se defender de modo “ativo”, porém, em humanos, eles atrapalham a absorção de alguns nutrientes.

Ácido Fítico ou Fitato

Estoque de energia do grão pelo armazenamento de fósforo. Está presente em sementes, grãos, cereais integrais e leguminosas, e reduz a absorção do ferro, zinco e cálcio. Esse ácido é hidrossolúvel, então deixe os alimentos de molho por 8 a 12h e descarte essa água antes do cozimento.
Ácido Oxálico ou Oxalato

Proteção da planta contra o seu excesso de cálcio. Está presente em diversos alimentos, como espinafre, beterraba, acelga, canela, cacau, gérmen de trigo, pimenta. Por ele reduzir a absorção de cálcio no organismo, evite consumir esses alimentos em refeições ricas no mineral.
Polifenóis

Dentre os polifenóis, destacam-se as catequinas, os taninos e as isoflavonas, presentes no chá verde, chá preto, chá mate e chocolate. Como eles dificultam a absorção de ferro, evite ingerir esses alimentos em refeições ricas no mineral.

Fatores Promotores

Os fatores promotores, ao contrário dos antinutricionais, promovem uma melhor absorção dos nutrientes no organismo.
Vitamina C

Ajuda a absorção tanto do ferro quanto do cálcio, e está presente nas frutas cítricas, como laranja, limão, abacaxi, goiaba, morango, kiwi, acerola, e em verduras cruas.
Betacaroteno

Auxilia a absorção do ferro e do zinco, e está presente na abóbora, cenoura, manga, mamão, damasco e batata-doce.

Possuir a flora intestinal saudável também propicia a melhor absorção de nutrientes. Isso você consegue através da ingestão de fibras presentes nos cereais integrais, grãos, frutas e verduras em geral.