As fibras são substâncias que apesar de presentes nos alimentos, não são absorvidas, ou seja, não vão para a corrente sanguínea. Porém, são essenciais para o bom funcionamento do intestino, além de diminuir o açúcar do sangue e reduzir os níveis de colesterol. Alguns estudos inclusive têm demonstrado os benefícios das fibras na prevenção e tratamento de doenças como a obesidade e o câncer de cólon.

A ingestão insuficiente de fibras está relacionada a algumas doenças como as afecções do cólon, constipação e doenças sistêmicas (diabetes, hiperlipidemia, doença cardiovascular e obesidade).

O seu consumo diário beneficia o trato gastrintestinal por estimular a mastigação prolongada e a produção de saliva, por retardar o esvaziamento gástrico e aumentar a saciedade, a velocidade do transito intestinal, o peso e a maciez das fezes, o que leva ao aumento da freqüência das evacuações.

As fibras são classificadas em solúveis e insolúveis. As fibras solúveis dissolvem-se na água, tornando-se viscosas. Já as insolúveis não se dissolvem nem com a mastigação.

As fibras insolúveis possuem uma ação primordial sobre o intestino, pois elas têm a extrema capacidade de retenção de água. Absorvendo-se a água disponível, ocorre o aumento do volume e distensão da parede do cólon, o que facilita a eliminação do bolo fecal.

As fibras solúveis levam ao aumento do tempo de exposição dos nutrientes no estômago, o que propicia uma melhora na absorção dos mesmos, em particular dos açúcares e gorduras. Esse tipo de fibra age igualmente no trânsito intestinal, porém sem o aumento da absorção de água.

CLASSIFICAÇÃO

FONTES

AÇÕES

Fibras Solúveis

Frutas, verduras, aveia, cevada e leguminosas (feijões, lentilha, grão de bico, soja e ervilha)

Retardo na absorção de glicose

Redução no esvaziamento gástrico (maior saciedade)

Diminuição dos níveis de colesterol sanguíneo

Proteção contra o câncer de intestino

Fibras Insolúveis

Verduras, farelo de trigo e cereais integrais (arroz, pão, torrada, macarrão, etc)

Aumento do bolo fecal

Estímulo ao bom funcionamento intestinal (aceleração do trânsito)

Prevenção da constipação intestinal

A recomendação diária de fibras é facilmente atingida quando seguidas as recomendações da pirâmide alimentar. Porém, é importante ressaltar que a ingestão de água também deve-se apresentar adequada, já que várias pessoas que aumentam o consumo de fibras sem aumentar o de água sofrem de constipação, exatamente um dos problemas que desejam combater.