Com a chegada do verão, essa sobremesa gelada que virou moda há alguns anos atrás, volta com tudo. E não é para menos, além de saboroso, possui pouquíssimas calorias: uma porção de 100 gramas tem, em média, apenas 80 calorias, sendo assim uma ótima opção de refeição intermediária. Já a mesma porção de sorvete tradicional de creme possui aproximadamente o dobro do valor calórico.

E a diferença não fica só no valor calórico. Os sorvetes cremosos são ricos em gordura vegetal hidrogenada, que deixa o colesterol nas alturas. Em compensação, o frozen yogurt é feito à base de leite desnatado, é fonte de cálcio, zinco, vitaminas e proteínas, e ainda contém probióticos, microorganismos vivos que melhoram a imunidade e a regulação do intestino. Normalmente, este tipo de iogurte é 100% natural, já que não são utilizados aromatizantes ou produtos artificiais para sua produção. Ele ainda é isento de glúten, podendo então ser consumido por indivíduos portadores da doença celíaca.

Porém, cuidado com os acompanhamentos. Conhecidos como “toppings”, as lojas que oferecem essa sobremesa costumam disponibilizar coberturas e caldas para os mais variados paladares, o que torna mais fácil cair em tentação e sair da dieta.

Escolhas erradas podem multiplicar o valor calórico e tornarem-se uma cilada! Então, dê preferência às frutas naturais ou secas, castanhas, cereais e granola, e evite as caldas, leite condensado, confetes, balas, caramelos e bolachas. Opte também pela porção pequena do iogurte, pois as grandes costumam comportar até 500g.

Lembrando que nenhum alimento está totalmente proibido, só é preciso ter controle da quantidade a ser consumida para não prejudicar a dieta. Abaixo encontram-se algumas opções saudáveis da sobremesa:

Estimulante: Açai Frozen + Granola + Castanha
Lanche da tarde: Frozen Yogurt + Fruta + Nozes
Melhora do intestino: Frozen Yogurt + Aveia + Fruta + Linhaça