O pâncreas é um órgão que mede de 10 a 15 cm, responsável pela secreção de enzimas digestivas para os carboidratos, proteínas e gorduras. Ele também produz a insulina e o glucagon, hormônios do estado alimentado e do jejum, respectivamente.
A insulina é secretada em resposta ao aumento dos níveis circulantes de glicose após as refeições, e ela é responsável pelo transporte da glicose (energia) do sangue para os tecidos. Imagine que a glicose é você mesmo, a corrente sanguínea é o corredor da sua casa e o quarto são os diferentes tecidos do seu corpo. Para que você possa entrar no quarto da sua casa é necessário possuir sua chave, e caso você não a tenha você simplesmente não entra. Pois bem, a insulina é essa chave! Portanto se seu pâncreas não liberar insulina, seus tecidos ficarão portanto sem energia. Como a glicose não vai para os tecidos, ela fica acumulada na corrente sanguínea.
A diabetes melitus é justamente esse excesso de açúcar no sangue. Esse acumulado de glicose na corrente sanguínea com o tempo vai danificando os tecidos, podendo levar a um AVE (acidente vascular encefálico), problemas cardíacos, problemas renais, amputações e até cegueira.
A diabetes tipo I é conhecida como diabetes juvenil ou insulino-dependente, já que a doença surge na infância ou adolescência e é necessária a aplicação do hormônio por toda a vida, uma vez que o pâncreas não mais o produz. Em contrapartida, a diabetes tipo II é conhecida como o diabetes adulto, já que normalmente surge na vida adulta. Ela é ocasionada principalmente devido à obesidade abdominal, resultado esse do estilo de vida atual: desequilíbrio alimentar + sedentarismo. Cuidado - se um de seus pais for diabético você possui uma chance 3 vezes maior de desenvolver a doença!
O indivíduo diabético, afim de evitar as complicações da doença, deve mudar seu estilo de vida: praticar no mínimo 30min de atividade física por dia e realizar mudanças na sua alimentação, como evitar a ingestão de açúcares simples e aumentar a de fibras, além de reduzir o consumo de colesterol, gorduras saturada e trans.