Grãos germinados são interessantíssimos de se consumir numa alimentação crua e viva, já que quando colocados na água, os grãos ou sementes iniciam o processo de liberação das substâncias que irão possibilitar a sua germinação.
Os rotos são uma etapa de crescimento posterior à germinação, mas eles acabam sendo vulneráveis à contaminação por fungos, sendo assim os germinados mais práticos e mais seguros para o consumo.
Etapas de Preparo:
• Selecione o cereal (trigo, cevada ou aveia), leguminosa (feijões) ou sementes (linhaça, girassol, gergelim), removendo todas que estejam danificadas
• Coloque de 1 a 3 colheres (sopa) em um pote de vidro e cubra com água mineral ou filtrada
• Deixe de molho por 8 a 12 horas
• Cubra o vidro com um tela de náilon ou filó e prenda com um elástico. Despeje a água e enxague bem sob a torneira
• Deixe o pote de vidro inclinado e emborcado num escorredor, em lugar fresco e com sombra
• Enxague pela manhã e à noite (lavar mais vezes nos dias quentes)
Os cereais germinam em torno de 2 a 3 dias, enquanto os feijões levam de 5 a 6 dias, podendo ser consumidos crus, em sucos, saladas, sanduíches ou amornados “al dente”.
Os germinados possuem poucas calorias, mas contém boas quantidades de vitamina A, C e E, vitaminas do complexo B, um pouco de ferro, além de reduzir os fatores antinutricionais do alimento.
O processo de germinação torna os nutrientes mais digeríveis, causando menos gases, além de causarem mais saciedade, podendo ser considerados reguladores de peso para os adeptos da alimentação viva.