Jejum Intermitente

O jejum intermitente tem sido a estratégia alimentar mais discutida recentemente, e vários estudos tem apresentado seus benefícios

Grãos germinados

Grãos germinados são interessantíssimos de se consumir numa alimentação crua e viva, já que quando colocados na água, os grãos ou sementes iniciam o processo de liberação das substâncias que irão possibilitar a sua germinação.

Receitas com Whey

Uma das maiores dúvidas em relação à desnaturação de proteínas é em relação ao whey protein, já que exstem várias receitas que podem ser feitas com ele.

Comer Fora

Dicas de como comer fora de casa e ingerir menos calorias

Adoçante e Açúcar

A sacarose, popularmente conhecida como açúcar de mesa, é o produto derivado a partir da extração do caldo da cana-de-açúcar, em um processo industrial que se baseia em moer, filtrar e ferver o caldo para, em seguida, centrifugar o melado, transformando-o em açúcar.

Lanche Escolar Saudável

Hábitos saudáveis devem ser desenvolvidos desde a infância, começando pelo que seu filho leva na lancheira. O lanche escolar saudável é uma grande dificuldade na alimentação infantil, pois é difícil para a mãe unir praticidade com qualidade, e o filho aceitar o que a mãe escolheu.

Diet X Light

Quando vamos ao supermercado encontramos uma enorme variedade de produtos alimentícios, e muitas vezes verificamos que uma determinada marca possui um alimento em três formas distintas: tradicional, light e diet. Afinal, qual a diferença entre eles?

Frozen Yogurt

Com a chegada do verão, essa sobremesa gelada que virou moda há alguns anos atrás, volta com tudo. E não é para menos, além de saboroso, possui pouquíssimas calorias e a diferença não fica só no valor calórico. Os sorvetes cremosos são ricos em gordura vegetal hidrogenada, que deixa o colesterol nas alturas.

Esteróides androgênicos anabólicos

Os esteróides são derivados sintéticos do hormônio masculino testosterona. A princípio foram criados para uso terapêutico em homens hipogonadais, doença em que os hormônios sexuais encontram-se em níveis bem inferiores aos normais; homens da terceira idade, devido à perda de massa muscular decorrente da idade; e em deficiências nutricionais crônicas ou aidéticos terminais.

Dieta Paleolítica?

Os antepassados do homem moderno, ao contrário do que se pensa, não possuíam os alimentos cárneos como base da sua dieta. A explicação para isso é simples: nós não tínhamos o cérebro desenvolvido para realizar tal façanha! Caçar exige planejamento, ferramentas e estratégia, não sendo assim possíveis para seres tão primitivos.

Socorro, meu filho não come!

Por volta dos dois anos de idade a criança passa por uma fase de inapetência, compreensível se levarmos em conta que eles já não estão mais crescendo na mesma velocidade de antes. Somado a isso, eles apresentam uma mudança de comportamento, começando a se impor mais, o que costuma se refletir também na alimentação: a criança que comia bem e experimentava de tudo passa a torcer o nariz para vários alimentos, principalmente os que ela não conhece. Com isso a maioria das mães se desespera, acostumada com o apetite de antes, e comete vários erros que podem prejudicar e muito o futuro alimentar do filho.

Fitoquímicos

Os fitoquímicos podem ser também chamados de fitonutrientes, e são substâncias antioxidantes que, além de conferirem cor aos alimentos, trazem benefícios específicos à saúde, podendo ser considerados então alimentos funcionais.

Colecistectomia

A colecistectomia é o nome dado à cirurgia para a retirada da vesícula biliar, normalmente indicada em casos de cálculos, pólipos ou câncer no órgão.

Sanduíche

O sanduiche é uma maneira rápida e pratica de se alimentar. É uma boa opção de pré-treino e acaba sendo a refeição noturna de muitos. Mas para poder trocar a segunda refeição mais importante do dia, é importante se atentar a algumas dicas.

Meu filho completou 1 ano de idade, e agora?

O tão sonhado primeiro aniversário do bebê chegou, e com ele várias dúvidas rondam os cuidadores, principalmente no que diz respeito à alimentação. Se por um lado sente-se o alívio de não precisar mais preparar papinhas para seu filho, por outro fica a grande dúvida: o que dar para ele comer então?

Fatores Antinutricionais x Fatores Promotores

Os fatores antinutricionais são elementos produzidos apenas por vegetais, com o intuito de proteger a planta, porém em humanos atrapalham a absorção de alguns nutrientes. Já os fatores promotores, ao contrário dos antinutricionais, promovem uma melhor absorção dos nutrientes no organismo.

O Perigo da Farinha de Trigo Refinada

O cultivo do grão do trigo surgiu a cerca de 10.000 a.C., e hoje é o segundo alimento mais consumido no mundo. Contudo, para ser consumida, por sua casca ser dura, era necessário moer o grão entre pedras, esmagando assim sua camada externa. Surgiu assim a primeira farinha de cereal integral, cujo pó era grosso, nada similar à farinha branca que conhecemos hoje.

Dermatite Atópica × Probióticos

A dermatite atópica é uma doença crônica inflamatória da pele, com períodos de exacerbações e remissões, que se caracteriza por prurido intenso e lesões eczematosas.

Frutose

A frutos é um carboidrato simples que pode ser encontrado na natureza de forma isolada ou compor carboidratos mais complexos, como a sacarose.

Flatulência

A flatulência é causada pelo acúmulo excessivo de gases, e eles podem ser formados no aparelho digestório ou pelo ar engolido durante a fala e enquanto comemos. Eles provocam uma sensação desagradável de inchaço e desconforto, além de constrangimento social.

Cirurgia Bariátrica

É importante conhecer os benefícios, riscos e consequências da cirurgia bariátrica antes de se submeter a ela, principalmente para quem acredita que essa seja a maneira mais fácil e cômoda de se perder peso.

Diabetes

O pâncreas é um órgão que mede de 10 a 15 cm, responsável pela secreção de enzimas digestivas para os carboidratos, proteínas e gorduras. Ele também produz a insulina e o glucagon, hormônios do estado alimentado e do jejum, respectivamente.

Aleitamento Materno

O aleitamento materno é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) até os 6 meses, de forma exclusiva, e até os 2 anos de idade, de forma complementar.

Alimentação da Gestante

Uma alimentação adequada facilita o trabalho de parto, evita complicações, favorece a lactação e dá ao recém-nascido um bom estado nutricional.

Fibras

As fibras são substâncias que apesar de presentes nos alimentos, não são absorvidas, ou seja, não vão para a corrente sanguínea. Porém, são essenciais para o bom funcionamento do intestino, além de diminuir o açúcar do sangue e reduzir os níveis de colesterol.

Dieta Vegetariana

Segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira, é considerado vegetariano todo aquele que exclui de sua alimentação todos os tipos de carne, aves e peixes, podendo ou não utilizar laticínios ou ovos. Os dados do IBOPE (Instituto de Opinião Pública e Estatística), após avaliar indivíduos com mais de 18 anos de idade, verificou que 10% dos homens e 9% das mulheres brasileiras são vegetarianos.

Nutrição Básica II

Existem nutrientes que, apesar de extremamente importantes para o funcionamento do nosso organismo, não precisam ser absorvidos em grandes quantidades. São os micronutrientes, que se subdividem em vitaminas e minerais.

Nutrição Básica

A nutrição está diretamente relacionada à saúde, bem-estar físico e mental. Uma dieta equilibrada tem papel importante no tratamento e prevenção de doenças. Hipócrates já afirmava: “que teu alimento seja teu remédio e que teu remédio seja teu alimento”.

Pirâmide Alimentar

A pirâmide alimentar foi elaborada para auxiliar a população a se alimentar com variedade, equilíbrio e moderação. Ela foi baseada nas necessidades energéticas e nutritivas de indivíduos adultos.

Alergia x Intolerância Alimentar

Alergia alimentar é um grupo de alterações com resposta imunológica anormal ou exagerada a determinadas proteínas alimentares. É geralmente transitória, acometendo crianças de até 3 anos de idade.

Sono e Obesidade

Com o dia-a-dia agitado, o sono da maioria das pessoas acaba sendo prejudicado, havendo redução de seu tempo total ou de sua qualidade, seja pelo stress ou pela privação do sono.

Lanche Escolar Saudável

Hábitos saudáveis devem ser desenvolvidos desde a infância, começando pelo que seu filho leva na lancheira. O lanche escolar saudável é uma grande dificuldade na alimentação infantil, pois é difícil para a mãe unir praticidade com qualidade, e o filho aceitar o que a mãe escolheu.

Diet x Light

Quando vamos ao supermercado encontramos uma enorme variedade de produtos alimentícios, e muitas vezes verificamos que uma determinada marca possui um alimento em três formas distintas: tradicional, light e diet. Afinal, qual a diferença entre eles?